PALESTRAS

Especialmente, desde 2000, tenho dividido meu tempo entre as assessorias às escolas, palestras ou cursos. Realizei centenas em muitos congressos de educação, instituições educacionais e prefeituras por todo o Brasil.

Em função de minha atuação profissional, como assessor na reestruturação de escolas, os temas mais recorrentes são os da GESTÃO ESCOLAR.

Neles, tenho tratado do trabalho da Direção, da Coordenação Pedagógica e da Orientação Educacional. Suas funções, atuações, inter-relações, seus papéis de liderança e, principalmente, o caminho para a obtenção dos resultados pretendidos. Afinal, a teoria deve sustentar uma prática eficaz.

O mais importante, no entanto, é garantir que a Gestão Escolar esteja a serviço da melhoria do aprendizado dos alunos, sua única e maior função.

Claro que a Gestão Escolar atua junto aos PROFESSORES, especialmente com a Coordenação Pedagógica, e esse é o principal tema  que tenho tratado em minhas palestras, muito importante e sensível.

Com isso, trabalhar com professores tem sido outra área de atuação. Os temas decorrem da própria Gestão: a melhoria da qualidade da aula, a execução de planejamento pedagógico e a avaliação do aprendizado. Ultimamente, a questão da formação profissional do professor e a necessidade do desenvolvimento de habilidades e competências específicas, tem sido bastante comum.

Por fim, em menor escala – mas não em menor importância – tenho falado para os PAIS sobre temas que atendem às demandas particulares de cada escola. Todavia, em geral trato das questões que analisam o papel social da escola e as relações entre essa instituição e as famílias.

Apenas minha saída da sala de aula, onde atuava como professor de Biologia, para o exercício de funções da gestão escolar ou assessor de escolas, não teria me realizado profissionalmente. Assim, a frequente atividade com palestras e cursos é que me faz sentir realizado como professor.

Caso tenha interesse em algum trabalho para a sua instituição, por favor, entre em contato.

 CLIQUE AQUI